terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Rebelião Individual


Juntamente com o suicidio e o assassinato, a fuga é, na verdade, a expressão violenta da revolta interior do escravo inadaptado. O escravo em fuga não escapa somente do seu senhor ou da labuta. elide os problemas de sua vida cotidiana, foge de um meio de vida, da falta de enrraizamento no grupo de escravos e no conjunto da sociedade. Para sitar relato uma fuga de um escravo urbano na cidade do Salvador em meados do século XIX em que a pesquisadora Kátia Mattoso em uma das suas muitas pesquisas nos arquivos desta cidade relata:

" No dia 31 de janeiro fugiu o escravo mina chamado David, quando vendia pão no Bonfim, é de estatura normal, corpulento, tem três marcas a cada lado do rosto, muito sorridente, foi visto pela ultima vez entre a Calçada e o Bonfim; julga-se que tenha sido acolhido numa casa que se adverte desde já pelos dias de trabalho que ele perdeu e pelos objetos que levou. quem encontrar e o levar a seu senhor, à rua do Hospicio, n° 44, receberá 20$000. (Jornal da Bahia, 14/11/1857)"

Um comentário:

  1. Foi uma forma de resistência, as fugas individuais , assim como as os Quilombos que eram o refugios para os escravos que fugiam da quela forma de trabalho compulsorio. Lembrando que na epoca uma forma de resistencia foi os candombles, que eram pequenos quilombos que abragiam muitas negros que fugiam de suas snzalas....

    ResponderExcluir